Quem sou eu

Minha foto
Professora de inglês da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Tradutora e intérprete da língua inglesa. Acredito que ..."Por meio do blog, há como se proporcionar oportunidades para ler e debater “temas de sala de aula, complementando-os, pensando sobre o assunto e respondendo, o que induz uma maior participação de todos os estudantes”". Ma. de Fátima Franco

terça-feira, 22 de maio de 2012

Cover Letter (carta de apresentação)

Carta de Apresentação (Cover Letter)




Definição de carta:



Carta é um objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário, de acordo com a Legislação Brasileira.



Saiba mais em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Carta



Tipos de carta:



• A Carta do leitor

Uma artimanha da imprensa para interagir com o público!

Os leitores de jornais e revistas têm um espaço nesses veículos de comunicação reservado para suas sugestões, críticas, opiniões e reclamações.



Dessa forma, o leitor tem a oportunidade de participar da formação da opinião pública, sempre que discordar de alguma informação, ou quiser, por exemplo, dar uma sugestão.

Assim, quando quiser redigir uma carta é importante, antes de tudo, especificar o assunto, o objetivo da carta, o destinatário e escolher o tipo de linguagem que será usado (familiar informal ou impessoal formal).



É importante que essa seja bem escrita. Além disso, observe a comprovação (provando o seu ponto de vista) e a clareza (informação clara e precisa).

• Carta aberta

A carta aberta é um gênero textual de cunho argumentativo, retratada pela exposição de uma determinada problemática cujo interesse é coletivo.

• Carta Argumentativa

Passos para a elaboração de uma Carta Argumentativa. O emissor deve persuadir o interlocutor através do seu ponto de vista sobre determinado assunto.

• Carta comercial ( correspondência técnica)

Saiba mais sobre a correspondência usada em comércios e negócios!

• Carta de informação

Saiba um pouco mais sobre o objetivo desse tipo de carta (informar ao destinatário sobre alguma coisa) e veja um exemplo.

• Carta de Reclamação

Saiba como reclamar seus direitos para uma empresa!

Veja mais em: http://www.brasilescola.com/redacao/carta.htm

Caracteristicas

A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectos formais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, um seção de jornal ou revista.



A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.



No caso das correspondências comercial e oficial - textos jurídicos, muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio.



Quando num exame vestibular surge uma carta como proposta, o aspecto formal, bem como a abertura e o fechamento do texto segundo o jargão, são irrelevantes, pois o que prevalece é o conteúdo e a linguagem.



Estrutura típica



No modelo que se segue, temos uma proposta da Unicamp e a carta que a desenvolve.

Enunciando:

Suponha que você encontre no arquivo municipal de uma cidade mineira, uma caixa contendo documentos inéditos relacionados com a atividade de uma imprensa clandestina, que teria funcionado entre 1780 e 1789, em oposição a política à metrópole portuguesa no Brasil.



Suponha, também, que você se interesse por esses documentos e queira desenvolver uma pesquisa sobre o assunto.



Escreva uma carta ao Direto de uma entidade incentivadora de pesquisa, contando sua descoberta, expondo o interesse que ela tem enquanto objeto de estudo, comentando as principais questões a que você procurará responder na sua investigação, se possível, antecipando alguns dos eventuais resultados.

Nesse modelo, observe que o 1º parágrafo introduz objetivamente o assunto, esclarecendo a finalidade da carta; 2º parágrafo explica a descoberta; 3º e 4º parágrafos expõem o interesse do achado enquanto objeto de estudo, antecipando eventuais resultados. O fecho da carta reitera a disposição para pesquisa por parte do emissor.





São Paulo, 30 de novembro de 1989. [local e data]

Ilmo. Sr. [destinatário]

Diretor do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa - CNPq [destinatário]

NESTA [destinatário]

Prezado Senhor, [Vocativo]

Venho solicitar do Conselho Nacional de Ensino e Pesquisa - CNPq - informações referente à concessão de subsídios para desenvolver um projeto de pesquisa sobre o valor histórico de publicações clandestinas do século XVIII, encontradas em Minas Gerais. [Introdução: breve exposição do assunto]

Trata-se de uma coletânea de periódicos inéditos que obtive consultando o arquivo municipal de Congonhas do Campo, os quais atestam a existência de uma imprensa marginal cujos panfletos teriam circulado nas cidades de Vila Rica, Mariana, Sabará e São João Del Rei, entre 1780 e 1789. [Relato da descoberta]

O Estudo desse material permitirá reconstituir fatos da Conjuração Mineira, não revelados nos autos da devassa, nem registrados pela historiografia oficial, além de avaliar o caráter emancipacionista que norteou os ideais políticos-libertários dos inconfidentes.



Caberia também a essa investigação apurar a importância desses documentos usados pelos conjurados para indispor a população das cidades mineiras contra abusos da metrópole portuguesa no Brasil. [Proposta da pesquisa e antecipação do eventuais resultados]

Assim, gostaria de inteirar-me sobre o interesse do CNPq em subvencionar esse trabalho, pois tenha a intenção de atuar como pesquisadora.



Desde já grata, aguardo oportuna resposta. [fecho]



Leia mais em: http://www.algosobre.com.br/redacao/cartas.html







Carta de apresentação: O que é?



A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.



Carta de Apresentação:



1. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.

2. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.

3. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.

4. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.

5. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.

6. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

7. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

8. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.

9. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

10. De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa".

http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/elaborar/carta_apresentacao.shtm





Modelos de carta de apresentação em português:

http://www.pucrs.br/gpt/curriculo.php

http://seu-emprego.blogspot.com.br/2008/04/modelos-de-cartas-de-apresentao.html

Modelos de carta de apresentação em inglês:
http://jobsearch.about.com/od/samplenetworkingletters/a/cover-letter-referred.htm
http://www.usingenglish.com/resources/letter-writing.php



Vídeos relacionados:


http://www.youtube.com/watch?v=b7dhZgeaFiA

http://www.youtube.com/watch?v=SySA3iLy3rI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3lATJK_e5Aw&feature=related